quinta-feira, 7 de maio de 2009

Elemento (in)comum? Como assim?

Pessoal, muitos questionam e não entendem esse nome Elemento (in)comum! Talvez essa seja também a sua dúvida ou curiosidade. Portanto, vamos pensar um pouco sobre esse nome! E-l-e-m-e-n-t-o (i-n) c-o-m-u-m? Dê onde vieram essas palavras? Por que esse nome foi escolhido? O que ele quer expressar?

Não se sabe ao certo a origem da palavra “elemento”, mas acredita-se que ela venha de stoikheion, uma palavra grega que teria sido traduzida para o latim como elementem, significando “primeiro princípio, a matéria em sua forma mais básica, cada objeto ou coisa que forma o todo, etc”. Essa palavra ganhou destaque em alguns momentos importantes. Quem nunca ouviu falar dos quatro elementos: ar, fogo, terra e água? Esses elementos aparecem em diversas obras filosóficas, literárias, científicas e artísticas. Enfatiza-se, desde os pré-socráticos, a importância desses elementos à vida humana e também se discute suas relações, funções e características. No decorrer da história essa palavra foi dando significado e definindo diversas coisas: elemento(s) químico(s), quinto elemento, elemento X e assim por diante. Na verdade quando falamos, atualmente, de elemento podemos pensar tanto em um princípio fundamental, algo essencial à vida, como em um componente, uma parte integrante de um todo. Da mesma maneira, quando pensamos na origem da palavra “comum” percebemos que no latim temos commune e no grego temos koiné, palavras que indicam, no geral, algo que é de todos ou para todos, popular. Quem nunca se deparou com palavras, tais como bem comum, senso comum, comum-de-dois, comunidade, comunhão, comunicação, etc? Comum significa, “acessível ou pertencente a todos, ou a muitos, popular, habitual, usual”. Assim, “comum” indica o que é compartilhado por muitos, ou o que se torna acessível a muitos. Nesse sentido, quando a palavra comum recebe o prefixo “in”, indicador de “negação”, ela se torna antônimo de comum. Portanto, “incomum” é aquilo que é raro, inabitual, insólito, extraordinário. É… na verdade temos um pouco de tudo isso! Então vamos explicar melhor esse nome! Visto que temos como lema “Santidade: modo de sobrevivência”, é preciso pensar que Elemento (in)comum tem algo a ver com santidade. A santidade é vista por nós como um princípio fundamental, algo essencial à vida, um componente importante ao ser humano. Sendo assim ela precisa ser compartilhada por muitos, quiçá por todos, o que nos faz querer levantar essa bandeira em meio aos cristãos, dizendo que a santidade é algo possível, real e acessível. Considerando-se que viver uma vida em santidade ainda é algo raro, inabitual, insólito e extraordinário, proclamamos que a santidade precisa tornar-se comum em nossa vida diária. Enfim, somos um grupo cristão que crê que em nossos dias é necessário levar ao mundo (tanto a igreja cristã quanto àqueles que não conhecem o evangelho) mais que meras palavras, visões ou crenças, mas, sim, a vida de Deus em e através de nós. E isso só é possível com uma vida em santidade, não é mesmo? Portanto, queremos ter esse elemento incomum em nós para podermos fazer a diferença, tornando a santidade acessível a tantos outros através de Cristo em nós, para que ela se torne comum em nossa geração!

Lembre-se: “Assim diz o Senhor: Sede santos, pois Eu Sou santo!” (Lv 11:44).

Ah, tem outra coisa importante: “sem santidade, ninguém verá ao Senhor” (Hb 12:14).

Que Deus nos santifique dia a dia! Amém?

Carlão

6 comentários:

Gui Fares disse...

Carlão, muito bom o texto. Até para nós da banda é sempre bom saber um pouco mais (mais do que vc já nos falou, hehe)...gostei muito dessa frase:" a santidade é algo possível, real e acessível"...me marcou...de verdade! Que a santidade seja uma realidade nessa geração, e que possamos ser o diferencial para que isso aconteça!

abração

Anônimo disse...

que vocês tenham a vida de Deus! Cumprindo o chamado a que Deus lhe tem proposto e sabendo que aquele que começou a boa obra em suas vidas não terminou!!
Deus os guie!
Dani

Anônimo disse...

texto surpreendente! Oque é a mais pura verdade.
Deus abençoe a todos.

Anônimo disse...

Pessoal... Este texto e de fato muito bom!
Que a presença de Deus produza mudanças de atitudes em nossas vidas para que possamos proclamar com todo nosso ser que a santidade não é uma utopia, mas uma realidade em nós.
Deus os abençoe!

Anônimo disse...

es banda é muito show
Deus abençõe a to2 vcs !!!!

Anônimo disse...

ahhh !! Y meu nome é ALEXIS do uruguay
da Igreja Asembleia de Deus misionera de Artigas alexisadonai@hotmail.com

Postar um comentário

| Integrantes |

| Integrantes |
 
Copyright 2009 Elemento Incomum. Powered by Blogger Blogger Templates designed by Deluxe Templates